Direito à Leitura


«Todas as pessoas deviam ler, desde crianças a adultos. A leitura, pode não parecer, mas ajuda na aprendizagem (…) Por mais pequeno ou extenso que o livro seja, de qualquer género ou tema, transmite-nos sempre algo. Felizmente temos bastantes oportunidades de adquirir livros. Até na escola isso nos é permitido (…)» (Sónia Furtado Costa ; 8ºF)

«”O direito de amar os “heróis” dos romances”(…) a maior parte das vezes, os heróis desses romances são bonitos, corajosos e muito audazes (…) Quando leio um romance e se aproxima a parte mais intrigante  e que “cola” as pessoas ao livro, aparece sempre o herói da sua amada. É sempre emocionante.» (Maria de Fátima  Carvalho; 8ºF)
«”O direito de amar os heróis”. E teremos nós esse direito? Tendo ou não, eu faço uso dele. Gosto de viajar nos livros que leio e apaixonar-me não só pelos heróis mas também por cada sílaba, cada palavra de todas as frases. (…) Quando lemos, (…) aparece um sentimento que podem achar estúpido, mas eu chamo amor. Amamos as personagens, imaginamo-nos sendo elas…. Se não te apaixonares, não tens o direito, mas o dever de deixar de ler o livro. (…) Agora interrogo-vos: temos o direito de nos apaixonar pelo heróis e pelas histórias? Ou será isso um dever?» (Emília Dourado; 8ºF)
«Todos nós temos o direito de “amar os heróis dos romances” pois cada um pode levar esses heróis como exemplo para a vida. (…) Por vezes, as pessoas não acreditam nelas próprias, mas acreditam nos seus heróis e fazem por viver como eles….» (Cláudia Rocha; 8ºF)
«Um dos direitos do leitor é “ O direito de ler não importa o quê”, isto significa que todos temos o direito de ler os livros que queremos.(…) Nós só não lemos os livros de que não gostamos(…)» (Ricardo Canossa; 8ºF)
«”O direito de saltar páginas” é uma forma divertida de dizer que qualquer pessoa pode ler um livro da forma que bem lhe apetecer.(…) Há sempre alguém que, em qualquer livro, sem ninguém saber, passa uma página à frente. Faz parte…» (Gonçalo Garcia; 8ºF)
«…e não faz mal saltar páginas (…) há vezes que até faz bem, pois há autores que “enrolam” muito a história…»   (Pedro Campos Vieira; 8ºF)
«(…)Podes avançar todas as páginas que tu quiseres. Tens esse direito. A história está a ser chata, a aborrecer-te ou a entristecer-te? Avança duas ou três páginas. Tu é que sabes…» (André Miguel Silva; 8ºF)
«(…) No meu livro preferido “Maria, o segredo da irmã mais velha”, escrito por Maria Fonseca e Maria João Lopo de Carvalho, Maria tem mais ou menos a minha idade e também é a irmã mais velha e age, pensa, sente e vive da mesma forma que eu ajo, penso, sinto e vivo…» (Rafaela Gomes; 8ºF)
«(…)Com os livros podemos fazer tudo, menos estragá-los. As pessoas, às vezes, não sabem o valor que um livro tem.(…)» ( Mariana Campos; 8º F)
«(…)os livros que eu acho engraçados e interessantes são os livros de banda desenhada, apesar de que devia estar a ler outro tipo de livros. Sim, daqueles livros “para a minha idade”, aqueles que os professores aconselham e que eu mal conheço…» (Cristiano Carvalho; 8ºF)
«(…) temos obrigação e direito e devemos ler sempre, não só para melhorar a leitura mas também para aprender coisas…» (Adriana Azevedo; 8ºF)
«(…) Deve-se ler, entender e apreciar a obra (…). Na minha opinião, o ler importa muito, pois, ao ler, aprende-se a escrever, a interpretar e a falar melhor.(…)» (Diogo Macedo; 8ºF)
«(…) eu gosto de ler romances pois dão-me alegria e fazem-me entrar num mundo de fantasia onde posso viver histórias de amor verdadeiro e mágicas, que só acontecem nos livros(…)» (Anita Campos; 8ºF)
 
 

Comentários