Proposta de Leitura - Maio-Junho

No próximo dia 11 de Junho, a escola recebe a visita do autor de livros de literatura infanto-juvenil António Mota, cuja obra Os Sonhadores, se encontra em estudo na disciplina de Língua Portuguesa, nos oitavos anos.
Como forma de prepararmos a sua chegada, propomos a leitura da obra em análise (Os Sonhadores), entre outras duas, e a apresentação de um breve resumo da sua biografia.

Título: Os Sonhadores
Editor: Edições Gailivro

Sinopse: Apontamentos sobre a mutação da vida, a durabilidade das relações de amizade e o relato de um sonho cuja possibilidade de realização sofre um revés que desencadeia as peripécias narradas.





Título: A Terra do Anjo Azul
Editor: Edições Gailivro

Sinopse: "Chico da Juliana era um grande artista". Com as suas mãos, calejadas pela vida e pelo ofício, afagava pacientemente a pedra que haveria de transformar em anjo. Henrique admirava, fascinado, o seu amigo, distante na idade mas próximo no afecto que os ligava. Esse anjo haveria de testemunhar essa amizade e admiração, ficando a perpetuar a vida de Chico da Juliana.



Título: Cortei as Tranças
Editor: Gailivro

Sinopse: Quando tudo parece correr bem, quando menos se espera, a vida sobressalta-nos e prega-nos valentes partidas. É o que acontece à protagonista desta história que se vê obrigada a crescer vertiginosamente. Perde a mãe. Corta as tranças. Era preciso parecer mais velha. Um terrível acidente corta-lhe os sonhos.



Sobre o autor: António Mota (Ovil, Baião, 16 de Julho de 1957) é um escritor português. Foi professor do ensino básico tornando-se conhecido como autor de literatura infanto-juvenil.
Escreveu, em 1979, o seu primeiro livro, A Aldeia das Flores e tem atualmente dezenas de obras publicadas, inclusive algumas traduzidas em castelhano e galego. Recebeu vários prémios, dos quais se destacam o Prémio da Associação Portuguesa de Escritores (1983) para O Rapaz de Louredo, o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens (1990) para Pedro Alecrim, o Prémio António Botto (1996) para A Casa das Bengalas, o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens (2006, categoria Livro Ilustrado) para Se eu fosse muito magrinho.
Em 2008 foi agraciado com a Ordem da Instrução Pública.

Bibliografia:
António Mota. Wikipedia, 09/05/2013 [Consult. 2013-05-08].Disponível na www: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Mota>

A Equipa da BE/CRE

Comentários