Nem sempre houve, por parte dos autores, a preocupação de direcionar os conteúdos dos seus livros a públicos mais novos.
Durante muitos anos, as crianças eram vistas como "adultos em ponto pequeno", sendo educadas, desde o berço, segundo uma linha de orientação que permitisse a formação de um determinado perfil de "homem".
Durante muitos anos, as crianças eram vistas como "adultos em ponto pequeno", sendo educadas, desde o berço, segundo uma linha de orientação que permitisse a formação de um determinado perfil de "homem".
O aparecimento da Literatura Infantil começou a esboçar-se durante o século XVII como consequência da ascensão da família burguesa na estrutura de organização da sociedade e das mudanças operadas na escola.
Inicialmente, reunia tanto excertos de autores consagrados em antologias ordenadas com um fim pedagógico, como histórias simples, derivadas da fábula, destinadas à educação moral das crianças. A partir do século XVIII a criança passa a ser vista como um ser algo diferente do adulto, com necessidades e características próprias, pelo que deveria receber uma educação especial, que a preparasse para a vida adulta.
Com a evolução dos estudos em áreas como a psicologia e a pedagogia, o "estatuto" de criança distanciou-se definitivamente do de adulto. Desde o século XIX até aos nossos dias, as publicações de livros para a infância cresceu significativa, ganhando caraterísticas e conteúdos específicos, adaptados ao público a que se destina.
Hoje, Dia do Livro Infantil, comemoramos a data com a publicação de dois livrinhos virtuais (de edição de autor e ilustrados por uma professora da nossa escola), dedicados às nossas, e todas, as crianças da comunidade escolar e virtual.
Esperamos que sejam do agrado dos nossos visitantes.
A Pinta que Pinta
Musa na Terra da Gente
Expande os teus conhecimentos:
Literatura Infantil:
Infofédia: http://www.infopedia.pt/$literatura-infantil
WiKipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_infantojuvenil
Infoescola: http://www.infoescola.com/literatura/literatura-infantil/
A Equipa da BE/CRE
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