Encontro com Ana Luísa Amaral e José Mário Silva

Amanhã, 5ª feira, dia 21 de fevereiro, às 15.00 horas, no auditório da Escola, decorrerá uma sessão com os escritores Ana Luísa Amaral e José Mário Silva, promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, no âmbito das Correntes d'Escritas.
Esta ação, já comum desde a primeira edição do evento nos meios escolares afetos ao concelho, tem como objetivo sensibilizar os jovens para o gosto pelos livros e pela leitura e promover a cooperação ativa entre  os diferentes agentes responsáveis pela valorização da cultura e da educação no concelho.
Da nossa parte, fica o agradecimento pela oportunidade de, mais uma vez, podermos contactar  com autores de expressão escrita diversa.


Ana Luísa Amaral nasceu em Lisboa, a 5 de abril de 1956, e vive, desde os nove anos, em Leça da Palmeira. Organizou, com Ana Gabriela Macedo, da Universidade do Minho, o Dicionário de Crítica Feminista (Afrontamento, 2005). Co-traduziu para inglês poemas de Xanana Gusmão (Mar Meu/My Sea of Timor, Porto, Granito, 1998) e traduziu para português a poesia de Eunice de Sousa (Poemas Escolhidos, Cotovia, 2001) e de John Updike (Ponto Último, Civilização, 2009). Em 2007, venceu o Prémio Literário Casino da Póvoa/Correntes d'Escritas, com o livro A Génese do Amor. Foi ainda galardoada em Itália com o Prémio de Poesia Giuseppe Acerbi. O seu livro Entre Dois Rios e Outras Noites obteve, em 2008, o Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Depois de Se Fosse Um Intervalo e de Inversos – Poesia 1990-2010, ambos editados pela Dom Quixote, Vozes, lançado em Setembro de 2011, é o seu mais recente livro, com o qual venceu, em 2012, o Prémio António Gedeão. 

Bibliografia na Dom Quixote Se Fosse um Intervalo (2009); Inversos – Poesia 1990-2010 (2010); Vozes (2011) 

José Mário Silva nasceu a 2 de março de 1972, em Paris. Licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é jornalista desde 1993. No Diário de Notícias, foi editor adjunto do suplemento DNA e da secção de Artes. Fez parte da equipa que realizou dois programas televisivos emitidos pela RTP2 (Portugalmente e Juízo Final). Neste momento, trabalha como "freelancer". É coordenador da secção de Livros e crítico literário do jornal semanário Expresso, além de colaborador da revista Ler. 
Publicou três livros: Nuvens & Labirintos (poesia, Gótica, 2001), ao qual foi atribuído o Prémio Literário Cidade de Almada; Efeito Borboleta e outras histórias (narrativa, Oficina do Livro, 2008); e Luz Indecisa (poesia, Oceanos, 2009). Traduz ocasionalmente do francês e do inglês. Coordena um clube de leitura. Escreve diariamente sobre livros e literatura no blogue Bibliotecário de Babel.

A Equipa da BE/CRE

Comentários