Proposta de Leitura - Outubro(1)


Título: Bichos Diversos em Verso
Autor: António Manuel Couto Viana
Ilustrador: Afonso Cruz
Editor: Porta de Ideias

Sinopse: Bichos Diversos em Versos é um livro que contém pequenas histórias sobre bichos nossos conhecidos, narradas na forma de verso.
 Pequenos apontamentos de humor, repletos de efeitos sonoros, rítmicos e melódicos que convidam o leitor a mergulhar em ambientes tão dinâmicos que quase parecem pequenas peças de teatro.

Sobre o autor: (Viana do Castelo, 24/01/1923 - Lisboa, 8/06/2010) - António Manuel Couto Viana foi encenador, tradutor, poeta, dramaturgo e ensaísta português.
Encenou e dirigiu as companhias de ópera, como mestre de cena, do Teatro Nacional de São Carlos, do Círculo Portuense de Ópera e da Companhia Portuguesa de Ópera.
Em 1948, publicou o primeiro livro de poemas O Avestruz Lírico. Entre 1949 e 1951, dirigiu a revista infanto-juvenil Camarada.
Entre 1950 e 1960 dirigiu a publicação de várias revistas literárias e de cultura, tais como os cadernos de poesia Graal, Távola Redonda e fez parte do conselho de redação da revista "Tempo Presente" (1959-1961).
Leccionou no Liceu D. Leonor, em Lisboa, assim como quando viveu dois anos em Macau, entre 1986 e 1988, onde exerceu funções de docente no Instituto Cultural de Macau.
Fez programas de poesia para a RTP, foi membro da Academia de Ciências de Lisboa e recebeu vários galardões literários: o Prémio de Poesia Luso-Galaica Valle-Inclan, o Prémio Antero de Quental, o Prémio Nacional de Poesia, o Prémio Fundação Oriente e o Prémio Academia das Ciências de Lisboa, entre outros. Assim como foi condecorado com a Banda da Cruz de Mérito, Grão Cruz da Falange Galega, o Grande Oficialato da Ordem do Infante D. Henrique e a medalha de Mérito Cultural da Cidade de Viana do Castelo.
Sendo conselheiro do Conselho de Leitura da Fundação Gulbenkian, quando morreu Couto Viana encontrava-se a escrever a história da Companhia Nacional de Teatro.
Tem mais de uma centena de livros publicados e a sua poesia está traduzida em francês, inglês, espanhol e chinês.

Sobre o ilustrador: (Figueira da Foz, 1971) é um escritor, realizador de filmes de animação, ilustrador e músico português. Estudou na Escola Secundária Artística António Arroio, nas Belas Artes de Lisboa e no Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira. Vive num monte alentejano perto de Casa Branca, no concelho de Sousel.

Bibliografia:
António Manuel Couto Viana, Wikipedia, 27/06/2007 [Consult. 2012-10-11]. Disponível na www: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Manuel_Couto_Viana.

Afonso Cruz, Wikipedia, 28/08/2010 [Consult. 2012-10-11]. Disponível na www: http://pt.wikipedia.org/wiki/Afonso_Cruz.

Comentários