Alimentação saudável para todos!

Em ambiente escolar, todos os trabalhos que se relacionam com a aprendizagem (concentração, estudo, leitura, escrita, interpretação, memorização, compreensão, etc.), dependem, em boa parte, das condições de saúde que os alunos apresentam. A alimentação é um dos fatores que mais diretamente influenciam o estado de saúde de um indivíduo. Quando esta é equilibrada, constitui um importante aliado no bom desenvolvimento do corpo e da mente de quem assim a pratica. Um aluno que se alimenta corretamente tem maior probabilidade em enfrentar as exigências que os trabalhos escolares impõem.
Isto, todos os alunos e respetivos pais sabem. Toda a Comunidade sabe!... A rádio, a televisão, os livros, as revistas temáticas, algumas disciplinas do currículo escolar, expõem com clareza e com detalhe a importância da alimentação na vida das pessoas e os malefícios das práticas alimentares menos corretas. 
Mas saber só não chega. Temos que atuar!
A nossa Biblioteca faz questão de não deixar passar o Dia da Alimentação em branco. Queremos ser agentes de informação, mas sobretudo de motivação de práticas alimentares mais saudáveis e sustentáveis.
Trouxemos para este espaço um documento criado em 2010 pela Associação Portuguesa de Nutricionistas onde se encontram registados: as razões que deram origem à criação de um dia para refletir sobre a alimentação; os dados de alguns estudos estatísticos relativos aos problemas associados com a fome; esclarecimentos sobre a forma como podemos contribuir para ajudar a minorar esses problemas e sugestões de práticas sustentáveis e simples no combate à fome e aos exageros alimentares.


Deixamos, também, o acesso para o livro "Semana de Ementas Saudáveis e Económicas" concebido por esta mesma Associação. 

Tenham um bom Dia da Alimentação e ajudem a promover melhores e mais hábitos de alimentação saudável junto dos vossos amigos e familiares!

A Equipa da BE/CRE

Comentários