Dia Mundial do Livro

Mais do que um dia para celebrar a memória de grandes escritores da Literatura Universal como Miguel Cervantes, William ShakespeareJosep Pla o dia 23 de Abril foi instituído em 1996 pela UNESCO para exaltar a importância do livro na vida das pessoas.
Os livros constituem um importante veículo de cultura, de transmissão de conhecimento e de fomento à pesquisa social e científica. Contribuem com o alargamento dos horizontes de quem os lê, na medida em que os transporta para lugares novos e os confronta com realidades e vivências muito diversas das que conhece.
Quem lê está em contacto direto com os conhecimentos, ideias e opiniões dos escritores, pois nas suas narrativas é possível  descobrir a sua visão e postura face ao desenvolvimento do mundo e dos factos. Pode aproveitar esta fonte de informação para enriquecer a sua  personalidade ao mesmo tempo que define a sua própria atitude face à realidade em que vive.
São também companheiros nas horas de lazer e descanso e uma espécie de amigos nos momentos bons e menos bons. Com os livros podemos rir, chorar, conhecer pessoas, outros livros...
Os livros são importantes porque ajudam a complementar a formação que se faz junto dos familiares, amigos e educadores, junto dos média, dos manuais escolares, da internet...

Celebremos este dia por tudo o que de bom os livros nos podem proporcionar!



A Equipa de BE/CRE

Comentários