Dia Internacional do Livro Infantil

O «Dia Internacional do Livro lnfantil» comemora-se desde 1967. A iniciativa da Organização Internacional para o Livro Infantil e Juvenil (IBBY) coincide com a data de nascimento de Hans Christian Andersen em 1805, como homenagem àquela que foi, segundo afirmam muitos estudiosos, «a primeira voz autenticamente romântica a contar histórias para crianças».
A data foi criada para chamar a atenção sobre a importância dos livros na vida das crianças e jovens e tem como principais objetivos:
- Encorajar a distribuição de bons livros para a criança através das bibliotecas;
- Realizar e promover investigação científica em relação aos problemas dos livros para crianças e jovens;
- Instituir prémios internacionais para livros destinados a crianças e jovens;
- Impedir a utilização de conteúdos imorais e violentos neste género de publicações.
Embora em período de repouso, a nossa biblioteca marca a data deixando como sugestão de leitura três livros da conhecida autora Maria Rosa Colaço.

Título: O Coração e o Livro
Autor: Maria Rosa Colaço
Ilustrador: António Modesto
Editor: Ambar
Sinopse: Catorze pequenos textos que apresenta, entre outros temas, alguns episódios de memórias de infância, revisitada pela autora com saudade e com alegria.
Título: Espanta-Pardais
Autor: Maria Rosa Colaço
Ilustradora: Ana Maria Duarte de Almeida
Editor: Vega

Sinopse: Espanta-Pardais, aclamado como a maior obra infantil da literatura portuguesa do século XX, trata de uma odisseia poética de um espantalho que aspira ser uma pessoa real e que conta com a amizade e ajuda das personagens Maria Primavera e o Pássaro Verde para atingir esse objetivo.

Título: Aventuras de João-Flor e Joana-Amor
Autor: Maria Rosa Colaço
Ilustradora: Fátima Afonso
Editor: Vega

Sinopse: João-Flor e Joana-Amor são dois simpáticos caracóis que, embora irmãos, diferem muito um do outro. Enquanto o primeiro gosta imenso de viajar, a segunda, por medo, nem por isso. Um dia, pelo Outono, o vento chega e leva com ele as folhas de uma amável e acolhedora árvore. Perante a tristeza e abatimento da árvore, os amáveis caracóis resolvem ir atrás das folhas e convencerem-nas a voltar, iniciando a maior aventuras das suas vidas.


Sobre a autora: Maria Rosa Colaço nasceu no Torrão (Alcácer do Sal) em 1935. Fez o curso de enfermagem em Lisboa, na Escola de Enfermagem do Instituto Português de Oncologia e frequentou a Escola do Magistério Primário, mas foi como jornalista e autora de contos e poemas, alguns dos quais musicados, que o seu nome se tornou conhecido.
Iniciou a sua actividade como enfermeira, e seguidamente como professora do ensino primário, em Moçambique e em Almada, onde residiu durante um longo período.
Defensora da importância da leitura no desenvolvimento e na educação das crianças, celebrizou-se com a publicação do livro "A Criança e a Vida".
Colaborou regularmente com vários jornais e foi assessora da RTP (Rádio e Televisão Portuguesa).
Defensora da liberdade e senhora de um carácter forte, sempre atenta às modificações da sociedade e defensora de uma participação cívica activa.
Deixou-nos uma obra repartida entre a literatura infantil, a ficção, o teatro e os programas televisivos para crianças.
Colaborou também com diversos artistas plásticos nacionais e estrangeiros legendando as suas obras.


Sobre os ilustradores:

António Modesto da Conceição Nunes: nasceu em Aguiar da Beira, em 1957.
Licenciado em Artes Plásticas/Pintura pela ESBAP, 1983.
Professor Associado do Departamento de Design da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto.
Professor de Ilustração na Escola de Tecnologias Artísticas de Coimbra.

Ana Maria Duarte de Almeida: é licenciada em Escultura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.
De 1980 a 1989 dedicou-se à ilustração de literatura infantil para a Plátano Editora.
Desde 1988 tem realizado mostras de pintura em exposições coletivas e individuais, contando com algumas peças em coleções particulares nacionais e estrangeiras e museus. Paralelamente tem exercido docência de Educação Visual no Ensino Básico.

Fátima Afonso: Licenciada pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, iniciou o seu percurso seguindo a sua formação em pintura e desenho, começando a dedicar-se à ilustração a partir do ano de 2000. Desde então, assinou mais de uma dezena de livros para crianças.
Participou na ilustração de manuais escolares de Língua Portuguesa e de cartazes.
Atualmente é professora de Artes Visuais em Setúbal, onde reside.


«A amizade dos livros é uma imitação atenuada da amizade dos homens; não há amigo tão complacente como um livro.»

Alfonso Reyes
A Equipa da BE/CRE

Comentários