25 de Abril

25 de Abril

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância dos tempos.

                                                                                                  Sophia de Mello Breyner Andersen


A Revolução do 25 de Abril, também conhecida pela «Revolução dos Cravos», trouxe de volta ao povo, com uma nova Constituição, a liberdade de opinião e a garantia de acesso a direitos económicos, jurídicos e sociais mínimos.

Com ela foi possível pôr um ponto final na guerra colonial, extinguir a polícia política (PIDE-DGS) e a Censura - instrumentos da Ditadura criados para defender o regime de Salazar,  regime de ditadura, contra todos quantos dele discordassem. Ficou então instituída a Democracia, regime que permite a existência de partidos políticos diversos.

Devolveram-se, portanto, ao povo, o direito ao voto, à expressão de opiniões livres e o direito a manifestar abertamente o seu descontentamento face a contrariedades políticas, económicas e sociais, de forma independente ou sob orientação de organizações, como sindicatos, legitimamente instituídas.
Passaram desde então 38 anos. E hoje até já há quem duvide da real subsistência do Estado de direito conseguido com o 25 de Abril. Parece oportuno e mesmo indispensável a conservação da memória viva das expectativas populares.
Como responsáveis da educação, cabe-nos o papel de tentar prolongar, entre as crianças e os jovens, essa memória histórica.

O nosso contributo passa por assinalar aqui o dia memorável, disponibilizando para os nossos leitores informações relacionadas com os factos que o tornaram tão importante.
Apresentamos duas propostas:
     
     O conto «Os Barrigas e os Magriços», escrito por Álvaro Cunhal (1913-2005), líder histórico do Partido Comunista Português, propõe-se narrar, numa linguagem adequada aos destinatários mais novos, a história dos antecedentes que explicam a Revolução de Abril de 1974, socorrendo-se, para isso, de uma parábola para apresentar, de forma clara, a oposição  que existia entre os exploradores e os explorados, e  justificar a necessidade da mudança com o cansaço de anos e anos de exploração e sofrimento das classes operárias e mais desfavorecidas.

     Uma curta metragem de Edgar Pêra, realizada com base nos documentários do 25 de Abril, evoca os acontecimentos que marcaram o fim do fascismo e a alvorada do 25 de Abril. Mais do que mostrar a revolução iniciada com o golpe militar, aponta a evolução positiva do sentimento popular que resultou numa adesão forte ao movimento da democratização.

«Os Barrigas e os Magriços»

Retirado de: http://issuu.com/ncosta24/docs/cunhal_-_barrigas_e_magri_os

«25 de Abril - Uma Aventura para a Demokracya»



A Equipa da BE/CRE

Comentários