Livro do Mês - Fevereiro

Este mês apresentamos a obra «Oliver Twist» como  proposta de leitura, aproveitando a ocasião para prestar a devida homenagem ao grande escritor Charles Dickens, que completou no passado dia 7 de fevereiro o segundo centenário sobre o dia do seu nascimento.
Embora a data não tenha passado despercebida no nosso blogue, uma vez que marcamos a comemoração com a publicação de um pequeno filme animado alusivo, na coluna direita deste espaço, decidimos complementar o gesto com a apresentação de um dos seus romances mais famoso.
No final, ficam outros dos muitos e magníficos títulos escritos por Dickens como sugestões para leitura futuras.

Título: Oliver Twist
Autor: Charles Dickens
Editor: Companhi Editora Nacional
Sinopse: Numa cidadezinha da Inglaterra, uma jovem dá à luz um menino e morre em seguida. O pequeno órfão recebe o nome de Oliver Twist e vive os seus primeiros nove anos em instituições de caridade. Não suportando os maus-tratos de que é vítima naqueles estabelecimentos, Oliver foge para Londres, onde inadvertidamente se junta a um bando de marginais, comandado por um dos grandes vilões da história da literatura - Fagin. Passa por muitos sofrimentos antes de viver feliz com a herança que o pai lhe deixou e a inesperada família que encontrou. Publicado originalmente em folhetim, entre 1837-38, Oliver Twist é um dos livros mais famosos de Charles Dickens (1812-70) e o primeiro romance em língua inglesa a ter uma criança como protagonista.

Sobre o autor: Charles John Huffam Dickens (7 de Fevereiro de 1812 – 9 de Junho de 1870), filho de John Dickens, funcionário perdulário da Armada, e de Elizabeth Barrow. Educado pela mãe, que lhe ensinava diariamente inglês e latim, passava muito do seu tempo a ler infindavelmente, e com especial devoção, as novelas picarescas de Tobias Smollett e Henry Fielding. Entre os livros da sua infância encontravam-se também obras de Daniel Defoe, Oliver Goldsmith, bem como o "Dom Quixote" de Cervantes, "Gil Blas" de Alain-René Lesage e "As Mil e uma noites". A sua memória fotográfica serviria, mais tarde, para conceber as suas personagens e enredos ficcionais, baseando-se muito nas pessoas e acontecimentos que foram marcando a sua vida, sobretudo os mais estreitamente relacionados com as degradadas condições de trabalho a que a classe operária inglesa estava exposta durante esse período da história.
Apesar de os seus romances não terem sido considerados, pelos parâmetros daquela época, muito realistas, Dickens contribuiu em grande parte para a introdução da crítica social na literatura de ficção inglesa.
Da sua obra fazem parte grandes títulos como:
Género romance
"Vida e Aventura de Nicholas Nickleby" (1838);
"Loja de Antiguidades" (1840);
"Barnaby Rudge" (1841);
"Martin Chuzzlewitt" (1843/44);
“Assim São Dombey e Filho” (1847);
“David Copperfield” (1849);
“A Casa Sombria” (1852);
“Tempos Difíceis” (1854);
“Grandes Esperanças” (1861);
… Entre muitos outros.
Género conto
"A Christmas Carol" (1843) – Conto de Natal;
"The Chimes" (1844);
"O Grilo da Lareira" (1845);
Entre muitos outros.


Boa Leitura!


Bibliografia:
Charles Dickens:
Wikipedia, 07/02/2012. [Consult. 2012-02-10].Disponível na www: http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Dickens
Wikiquote, 01/01/2012. [Consult. 2012-02-10] Disponível na www: <URL: http://pt.wikiquote.org/wiki/Charles_Dickens
Charles Dickens. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult. 2012-02-10]. Disponível na www: http://www.infopedia.pt/$charles-dickens

Equipa da BE/CRE

Comentários