Aproveitemos estas interrupções lectivas para descansar da faina dos trabalhos escolares, mas também para reflectir.
Somos seres de um planeta ocupado por outros milhões de seres e a forma como olhamos para a natureza que, em primeira e última análise, nos sustenta e garante , com a sua força,o prolongamento da existência, determina a estima e o cuidado que lhe dedicamos.
Cada ser tem um papel determinante na conservação do mundo, dos outros seres e de todos os ecossistemas.
As florestas são, do ponto de vista económico e energético, espaços naturais imprescindíveis ao sustento e desenvolvimento das condições de vida a que nós, seres humanos, estamos habituados.
Só no nosso país, as florestas garantem a subsistência a 1,6 biliões de pessoas, pois a exploração dos seus recursos permitem produzir 3,1% do seu Produto Interno Bruto (PIB) e oferece trabalho a mais de 260 mil pessoas.
No entanto, a ganância desmedida do Homem tem vindo a provocar, nos últimos vinte anos, o esgotamento acelerado dos seus recursos. E em Portugal o cenário não é diferente!
Seria importante reeducar a nossa atitude em relação às florestas. Criar hábitos que permitam contribuir para a sua preservação de modo a que tenhamos, no futuro, uma relação mais saudável com a vida, em geral ,e a possibilidade de proceder a uma exploração mais rentável e sustentada dos recursos que estas nos oferecem.
A Equipa da BE/CRE
A Equipa da BE/CRE
Vídeo: A Energia Que Vem Das Florestas.
Comentários
Enviar um comentário