Um Livro... Uma Experiência


Uma boa experiência para partilhar com a nossa Comunidade Educativa.
Os alunos do Jardim de Infância de Laundos decidiram pôr «mãos à obra» e fazer uma sopa… Sim, isso mesmo, uma bela sopa de legumes!
A ideia, posta em prática com a orientação cuidada da professora, surgiu a propósito da história A Sopa Verde de Chico (autor), contada aos alunos numa sessão da «hora do Conto».
Será bom lermos também nós a história para entendermos a razão que levou estes nossos amiguinhos a encetar esta aventura na sala de aula.
Será caso para dizer que um livro é um bom ponto de partida para descobertas e vivências mais profundas.

A Equipa da BE/CRE

A sopa...

Quando falamos em sopa o que nos vem logo à cabeça é a imagem dos legumes... Mas aquilo que o dicionário nos diz é que se trata de uma mistura de alimentos reduzidos a líquidos.
E foi isso o que fizemos no primeiro período. Dedicamos um dia a esta fonte de vitaminas e nutrientes.

Primeiro descascámos e cortámos os legumes, depois chorámos com a cebola, acrescentámos a água e o azeite e a «Bimby» (um electrodoméstico que substitui a tradicional ‘panela’ de cozinha, de fácil e segura utilização) cozeu e triturou a nossa sopa.

Uma experiência diferente, na qual desenvolvemos a motricidade fina ao descascar os legumes e aprendemos a trabalhar em grupo, como se de uma cozinha de um grande restaurante se tratasse.

Professora Alexandra na voz da Equipa da BE/CRE


Comentários