Descobre...


O escritor da nossa última sessão foi José Jorge Letria e a informação usada para orientar o vosso trabalho de pesquisa foi retirada de:
José Jorge Letria. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-02-07]. Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$jose-jorge-letria>.
Damos os parabéns às alunas: Diana Lemos do 6ºB; Ana Alves, Ana Miranda e Márcia Gonçalves do 6ºC; Daniela Costa, Sabrina Moreira, Regina Afonso, Tânia Oliveira do 6ºD; e Marta Silva do 8ºB. Acertaram com rapidez no nome do nosso autor «mistério e fizeram um trabalho de pesquisa exaustivo.
 
Ficam aqui outros endereços com informação adicional que estas participantes nos sugeriram.
 Para além destes dados, estão publicados no espaço dos comentários alguns poemas da autoria do escritor. Constituem importantes contributos das nossas participantes que muito se empenharam neste trabalho de investigação.

A nossa proposta para as próximas duas semanas:
Categoria: Banda Desenhada
Autor de banda desenhada, ilustrador e publicitário, nasceu a 25 de Abril de 1927, em Fismes, no Marne (França), no seio de uma família de origem italiana.
Apesar de desejar tornar-se mecânico, mostrou desde muito jovem talento para as artes.
Em 1940 foi admitido na SPE (Société Parisienne d'Édition), iniciando-se nas Artes Gráficas como desenhador, entre outras funções. Nesse mesmo ano colaborou com a revista Junior e conheceu o desenhador Edmond-François Calvo, com quem aprendeu a fazer banda desenhada.
Em 1945 publicou a sua primeira BD, Flamberge Gentilhomme Gascon, tendo também criado Clopinard no mesmo ano.
Em 1951 conheceu o argumentista que propomos para investigação, com quem desenvolveu, em 1959, um dos trabalhos mais populares da banda desenhada actual.
Ainda hoje é um autor da BD activo. Dedica-se à concepção de novos títulos da série iniciado em 59 com aquele argumentista.

Nasceu a 14 de Agosto de 1926, em Paris (França). Filho de mãe ucraniana e de pai polaco, passou grande parte da sua infância na Argentina. Frequentou o Liceu Francês de Buenos Aires, distinguindo-se como bom aluno, colaborando activamente nos boletins Notre voix e Quartier Latin, onde publicou os seus primeiros textos e desenhos.
Com a súbita morte do pai, no Natal de 1942, a hipótese de ser admitido em Belas-Artes foi posta de parte, iniciando a sua vida activa no ramo da publicidade.
Em 1945 partiu para os EUA com a sua mãe, dedicando-se à actividade de tradução numa empresa de importações e exportações.
Em 1948 iniciou-se como assistente num pequeno estúdio de desenho.
Regressa à Europa decidido a dedicar-se à escrita. Colaborou em diversos periódicos, como Moustique e Spirou, iniciando, em 1949, uma longa colaboração como argumentista na série Lucky Luke de Morris.
Em 1951, em Paris, conheceu o nosso ilustrador «mistério», iniciando ao seu lado uma cumplicidade que terá o seu apogeu em 1959, com a criação da personagem gaulesa mais famosa do mundo.
A sua actividade como argumentista multiplicou-se em diversos projectos colaborativos: em 1955, Le Petit Nicolas (O Pequeno Nicolau), sob ilustrações de Jean-Jacques Sempé; em 1956, Spaghetti (com Dino Attanasio) e Modeste e Pompon (com André Franquin); em 1958, Oumpah-Pah (com Albert Uderzo) e mais tarde, em 1962, As Aventuras do Califa Haroun El Poussah, série depois rebaptizada como As Aventuras do Grão-Vizir (com Jean Tabary).
Faleceu na sua cidade natal, a 5 de Novembro de 1977.
A série de banda desenhada mais conhecida destes dois autores, conta actualmente com 35 volumes. Em traços gerais, a obra relata as aventuras de duas personagens singulares, dotadas de poderes magníficos, conferidos ou revitalizados por uma secreta poção mágica preparada por um druida, líder espiritual e conselheiro da pequena aldeia gaulesa onde residem e que resiste ferozmente às tentativas de ocupação das legiões do imperador romano, Júlio César.

No dia 10 de Março revelaremos o nome dos autores «misteriosos», a bibliografia do extracto de texto divulgado e as informações adicionais que nos chegarem.
Solicitem a ajuda dos vossos professores e restante comunidade educativa.
Obrigado a todos os que têm participado nesta rubrica.

Nota: Não se esqueçam de acrescentar o endereço dos «sites» onde encontram a informação/textos que publicam no espaço dos comentários.

Bom trabalho!

A Equipa da BE/CRE

Comentários

  1. Diana Lemos nº12 6ºB22 de fevereiro de 2011 às 09:42

    O primeiro senhor do descobre chama-se Albert Uderzo descobri em:
    http.//www.infopedia.pt/Salbert-uderzo
    O segundo autor é René Goscinny. descobri em:
    http://www.infopedia.pt/Srene-goscinny.


    Diana Sofia Fernandes Lemos nº12 6ºB

    ResponderEliminar
  2. Estes dois autores de Banda desenhada chamam-se, respectivamente, Albert Uderzo e René Goscinny.
    Estes autores escreveram e ilustraram os famosos livros da colecção de "Astérix".

    Pesquisei a informação em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Uderzo
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9_Goscinny

    Marta Silva Nº21 8ºB.

    ResponderEliminar
  3. O primeiro senhor chama-se Albert Uderzo e o segundo é o René Goscinny



    Juliana e Sabrina
    nº 14 e 22
    6ºD

    ResponderEliminar
  4. Eu, Tânia oliveira do 6ºD acho que o nome do primeiro escritor de banda desenhada é Albert Uderzo e o segundo é René Goscinny

    ResponderEliminar
  5. Caras leitoras!

    Esperemos que estejam certas e que a vossa perseverança sirva de incentivo à participação de outros colegas.

    Continuação de bom trabalho.

    A Equipa da BE/CRE

    ResponderEliminar
  6. Albert Uderzo (Fismes, 25 de abril de 1927) é um desenhista francês famoso por ter criado, em parceria com René Goscinny, o personagem Astérix, e outras personagens como Oumpah-pah.

    Início da carreira
    Uderzo nasceu em Fismes, Marne, filho de imigrantes italianos de Oderzo. Durante a infância desejava ser mecânico de aviões, embora já mostrasse algum talento para as artes.

    Durante a 2ª Guerra Mundial, o jovem Uderzo deixa Paris e viaja para a Bretanha, onde trabalha numa quinta, e ajuda o seu pai no negócio de mobílias. Muitos anos mais tarde, quando foi necessário decidir a localização para a aldeia de Astérix, René Goscinny deixou essa decisão para Uderzo, que prontamente escolheu a Bretanha.

    Uderzo iniciou a sua carreira de artista em Paris, a seguir à guerra, em 1945, com Flamgerge ou Clopinard, um pequeno idoso perneta, que vence todas as contrariedades. Em 1947-1948, cria novas personagens, tais como Belloy e Arys Buck.

    Uderzo e Goscinny
    Uderzo conhece Goscinny em 1951. Tornam-se grandes amigos, e decidem trabalhar juntos em 1952, na delegação de Paris da empresa belga World Press. Os seus primeiros trabalhos foram Oumpah-pah, Jehan Pistolet e Luc Junior. Em 1958, as aventuras de Oumpah-pah são adaptadas, e publicadas na revista Tintim, até 1962. Em 1959, Goscinny torna-se editor, e Uderzo director artístico, da revista de banda desenhada para crianças, Pilote, criada em 29 de Outubro. A primeira edição da revista publica, pela primeira vez, Astérix, e é um sucesso em França. Paralelamente, Uderzo também trabalhou com Jean-Michel Charlier, na série Michel Tanguy, mais tarde chamada de As Aventuras de Tanguy e Laverdure.

    Em 1961, após dois anos a serem publicadas na revista Pilote, as histórias de Astérix são publicadas individualmente em livro. O primeiro chamava-se Astérix, O Gaulês. Em 1967, depois do sucesso do primeiro livro, ambos os autores decidem dedicar-se apenas a este personagem. Mesmo depois da morte prematura de Goscinny, em 1977, Uderzo continua a ilustrar os livros de Astérix (à uma média de um álbum a cada 3 a 5 anos, comparados aos dois livros, por ano, em vida de Goscinny). A autoria dos livros ainda indica Goscinny e Uderzo.

    Nascimento 25 de Abril de 1927
    Local Fismes, França
    Nacionalidade Francesa

    Área(s) de atuação desenhista
    Trabalhos de destaque Astérix
    Prémios Legião de Honra
    Projecto Banda desenhada · Portal da Banda desenhada
    ver
    v • eAsterix de Albert Uderzo e René Goscinny
    Livros por
    Goscinny e Uderzo Asterix o Gaulês · Astérix e a Foice de Ouro · Asterix e os Godos · Asterix Gladiador · Astérix e a Volta à Gália · Asterix e Cleópatra · Astérix e o Caldeirão · Asterix entre os Bretões · Astérix e os Normandos · Astérix Legionário · Astérix e o Escudo de Arverne · Astérix nos Jogos Olímpicos · Astérix e o Caldeirão · Astérix na Hispânia · Astérix e a Zaragata · Astérix entre os Helvécios · Astérix e o Domínio dos Deuses · Astérix e os Louros de César · Astérix e o Adivinho · Astérix na Córsega · Astérix e o Presente de César · Astérix e a Grande Travessia · Obélix e Companhia · Astérix entre os Belgas
    Livros por
    Uderzo somente Astérix e o Grande Fosso · A Odisseia de Asterix · O Filho de Astérix · As 1001 Horas de Asterix · A Rosa e o Gládio · A Galera de Obelix · Asterix e Latraviatra · Asterix e o Dia em que o Céu caiu
    Outros livros Os 12 Trabalhos de Asterix · Asterix e o Regresso dos Gauleses · Como Obelix Caiu No Caldeirão Do Druída Quando Era Pequeno · O Aniversário de Asterix e Obelix - O Livro de Ouro
    Filmes em live-action Astérix et Obélix contre César (1999) · Asterix e Obelix - Missão Cleópatra (2002) · Astérix aux Jeux Olympiques (2008)
    Videogames Astérix · Asterix and the Great Rescue · Astérix et le pouvoir des dieux · Astérix & Obélix · Asterix & Obelix XXL · Asterix & Obelix XXL 2: Mission Las Vegum · Astérix aux Jeux olympiques ·

    descobri em:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Uderzo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário