O escritor da nossa última sessão foi José Jorge Letria e a informação usada para orientar o vosso trabalho de pesquisa foi retirada de:
José Jorge Letria. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-02-07]. Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$jose-jorge-letria>.
Damos os parabéns às alunas: Diana Lemos do 6ºB; Ana Alves, Ana Miranda e Márcia Gonçalves do 6ºC; Daniela Costa, Sabrina Moreira, Regina Afonso, Tânia Oliveira do 6ºD; e Marta Silva do 8ºB. Acertaram com rapidez no nome do nosso autor «mistério e fizeram um trabalho de pesquisa exaustivo.
Ficam aqui outros endereços com informação adicional que estas participantes nos sugeriram.
- http://www.planeta.pt/autor/jose-jorge-letria
- www.wook.pt
- www.wikipédia.pt
- http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:_-xVYUQ3AzUJ:turmadaprofessorafilipa.blogs.sapo.pt/3794.html+quem+escreveu+as+lendas+do+mar&cd=2&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt&source=www.google.pt
Para além destes dados, estão publicados no espaço dos comentários alguns poemas da autoria do escritor. Constituem importantes contributos das nossas participantes que muito se empenharam neste trabalho de investigação.
A nossa proposta para as próximas duas semanas:
Categoria: Banda Desenhada
Autor de banda desenhada, ilustrador e publicitário, nasceu a 25 de Abril de 1927, em Fismes, no Marne (França), no seio de uma família de origem italiana.
Apesar de desejar tornar-se mecânico, mostrou desde muito jovem talento para as artes.
Em 1940 foi admitido na SPE (Société Parisienne d'Édition), iniciando-se nas Artes Gráficas como desenhador, entre outras funções. Nesse mesmo ano colaborou com a revista Junior e conheceu o desenhador Edmond-François Calvo, com quem aprendeu a fazer banda desenhada.
Em 1945 publicou a sua primeira BD, Flamberge Gentilhomme Gascon, tendo também criado Clopinard no mesmo ano.
Em 1951 conheceu o argumentista que propomos para investigação, com quem desenvolveu, em 1959, um dos trabalhos mais populares da banda desenhada actual.
Ainda hoje é um autor da BD activo. Dedica-se à concepção de novos títulos da série iniciado em 59 com aquele argumentista.
Nasceu a 14 de Agosto de 1926, em Paris (França). Filho de mãe ucraniana e de pai polaco, passou grande parte da sua infância na Argentina. Frequentou o Liceu Francês de Buenos Aires, distinguindo-se como bom aluno, colaborando activamente nos boletins Notre voix e Quartier Latin, onde publicou os seus primeiros textos e desenhos.
Com a súbita morte do pai, no Natal de 1942, a hipótese de ser admitido em Belas-Artes foi posta de parte, iniciando a sua vida activa no ramo da publicidade.
Em 1945 partiu para os EUA com a sua mãe, dedicando-se à actividade de tradução numa empresa de importações e exportações.
Em 1948 iniciou-se como assistente num pequeno estúdio de desenho.
Regressa à Europa decidido a dedicar-se à escrita. Colaborou em diversos periódicos, como Moustique e Spirou, iniciando, em 1949, uma longa colaboração como argumentista na série Lucky Luke de Morris.
Em 1951, em Paris, conheceu o nosso ilustrador «mistério», iniciando ao seu lado uma cumplicidade que terá o seu apogeu em 1959, com a criação da personagem gaulesa mais famosa do mundo.
A sua actividade como argumentista multiplicou-se em diversos projectos colaborativos: em 1955, Le Petit Nicolas (O Pequeno Nicolau), sob ilustrações de Jean-Jacques Sempé; em 1956, Spaghetti (com Dino Attanasio) e Modeste e Pompon (com André Franquin); em 1958, Oumpah-Pah (com Albert Uderzo) e mais tarde, em 1962, As Aventuras do Califa Haroun El Poussah, série depois rebaptizada como As Aventuras do Grão-Vizir (com Jean Tabary).
Faleceu na sua cidade natal, a 5 de Novembro de 1977.
A série de banda desenhada mais conhecida destes dois autores, conta actualmente com 35 volumes. Em traços gerais, a obra relata as aventuras de duas personagens singulares, dotadas de poderes magníficos, conferidos ou revitalizados por uma secreta poção mágica preparada por um druida, líder espiritual e conselheiro da pequena aldeia gaulesa onde residem e que resiste ferozmente às tentativas de ocupação das legiões do imperador romano, Júlio César.
No dia 10 de Março revelaremos o nome dos autores «misteriosos», a bibliografia do extracto de texto divulgado e as informações adicionais que nos chegarem.
Solicitem a ajuda dos vossos professores e restante comunidade educativa.
Obrigado a todos os que têm participado nesta rubrica.
Nota: Não se esqueçam de acrescentar o endereço dos «sites» onde encontram a informação/textos que publicam no espaço dos comentários.
Bom trabalho!
A Equipa da BE/CRE
O primeiro senhor do descobre chama-se Albert Uderzo descobri em:
ResponderEliminarhttp.//www.infopedia.pt/Salbert-uderzo
O segundo autor é René Goscinny. descobri em:
http://www.infopedia.pt/Srene-goscinny.
Diana Sofia Fernandes Lemos nº12 6ºB
Estes dois autores de Banda desenhada chamam-se, respectivamente, Albert Uderzo e René Goscinny.
ResponderEliminarEstes autores escreveram e ilustraram os famosos livros da colecção de "Astérix".
Pesquisei a informação em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Uderzo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9_Goscinny
Marta Silva Nº21 8ºB.
O primeiro senhor chama-se Albert Uderzo e o segundo é o René Goscinny
ResponderEliminarJuliana e Sabrina
nº 14 e 22
6ºD
Eu, Tânia oliveira do 6ºD acho que o nome do primeiro escritor de banda desenhada é Albert Uderzo e o segundo é René Goscinny
ResponderEliminarCaras leitoras!
ResponderEliminarEsperemos que estejam certas e que a vossa perseverança sirva de incentivo à participação de outros colegas.
Continuação de bom trabalho.
A Equipa da BE/CRE
Albert Uderzo (Fismes, 25 de abril de 1927) é um desenhista francês famoso por ter criado, em parceria com René Goscinny, o personagem Astérix, e outras personagens como Oumpah-pah.
ResponderEliminarInício da carreira
Uderzo nasceu em Fismes, Marne, filho de imigrantes italianos de Oderzo. Durante a infância desejava ser mecânico de aviões, embora já mostrasse algum talento para as artes.
Durante a 2ª Guerra Mundial, o jovem Uderzo deixa Paris e viaja para a Bretanha, onde trabalha numa quinta, e ajuda o seu pai no negócio de mobílias. Muitos anos mais tarde, quando foi necessário decidir a localização para a aldeia de Astérix, René Goscinny deixou essa decisão para Uderzo, que prontamente escolheu a Bretanha.
Uderzo iniciou a sua carreira de artista em Paris, a seguir à guerra, em 1945, com Flamgerge ou Clopinard, um pequeno idoso perneta, que vence todas as contrariedades. Em 1947-1948, cria novas personagens, tais como Belloy e Arys Buck.
Uderzo e Goscinny
Uderzo conhece Goscinny em 1951. Tornam-se grandes amigos, e decidem trabalhar juntos em 1952, na delegação de Paris da empresa belga World Press. Os seus primeiros trabalhos foram Oumpah-pah, Jehan Pistolet e Luc Junior. Em 1958, as aventuras de Oumpah-pah são adaptadas, e publicadas na revista Tintim, até 1962. Em 1959, Goscinny torna-se editor, e Uderzo director artístico, da revista de banda desenhada para crianças, Pilote, criada em 29 de Outubro. A primeira edição da revista publica, pela primeira vez, Astérix, e é um sucesso em França. Paralelamente, Uderzo também trabalhou com Jean-Michel Charlier, na série Michel Tanguy, mais tarde chamada de As Aventuras de Tanguy e Laverdure.
Em 1961, após dois anos a serem publicadas na revista Pilote, as histórias de Astérix são publicadas individualmente em livro. O primeiro chamava-se Astérix, O Gaulês. Em 1967, depois do sucesso do primeiro livro, ambos os autores decidem dedicar-se apenas a este personagem. Mesmo depois da morte prematura de Goscinny, em 1977, Uderzo continua a ilustrar os livros de Astérix (à uma média de um álbum a cada 3 a 5 anos, comparados aos dois livros, por ano, em vida de Goscinny). A autoria dos livros ainda indica Goscinny e Uderzo.
Nascimento 25 de Abril de 1927
Local Fismes, França
Nacionalidade Francesa
Área(s) de atuação desenhista
Trabalhos de destaque Astérix
Prémios Legião de Honra
Projecto Banda desenhada · Portal da Banda desenhada
ver
v • eAsterix de Albert Uderzo e René Goscinny
Livros por
Goscinny e Uderzo Asterix o Gaulês · Astérix e a Foice de Ouro · Asterix e os Godos · Asterix Gladiador · Astérix e a Volta à Gália · Asterix e Cleópatra · Astérix e o Caldeirão · Asterix entre os Bretões · Astérix e os Normandos · Astérix Legionário · Astérix e o Escudo de Arverne · Astérix nos Jogos Olímpicos · Astérix e o Caldeirão · Astérix na Hispânia · Astérix e a Zaragata · Astérix entre os Helvécios · Astérix e o Domínio dos Deuses · Astérix e os Louros de César · Astérix e o Adivinho · Astérix na Córsega · Astérix e o Presente de César · Astérix e a Grande Travessia · Obélix e Companhia · Astérix entre os Belgas
Livros por
Uderzo somente Astérix e o Grande Fosso · A Odisseia de Asterix · O Filho de Astérix · As 1001 Horas de Asterix · A Rosa e o Gládio · A Galera de Obelix · Asterix e Latraviatra · Asterix e o Dia em que o Céu caiu
Outros livros Os 12 Trabalhos de Asterix · Asterix e o Regresso dos Gauleses · Como Obelix Caiu No Caldeirão Do Druída Quando Era Pequeno · O Aniversário de Asterix e Obelix - O Livro de Ouro
Filmes em live-action Astérix et Obélix contre César (1999) · Asterix e Obelix - Missão Cleópatra (2002) · Astérix aux Jeux Olympiques (2008)
Videogames Astérix · Asterix and the Great Rescue · Astérix et le pouvoir des dieux · Astérix & Obélix · Asterix & Obelix XXL · Asterix & Obelix XXL 2: Mission Las Vegum · Astérix aux Jeux olympiques ·
descobri em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Uderzo