Este mês é dedicado ao escritor Hans Christian Andersen.
Uma proposta com conteúdo intenso, adequada à quadra que vivemos.
Não te esqueças:
- Solta a imaginação e cria a tua própria história ou desenho a partir do livro que sugerimos e deixa o resto connosco!
Título: A Menina dos Fósforos
Autora: H.C Andersen
Ilustradora: Debbie Lavreys
Editora:Educação Nacional
Sinopse: A véspera de Ano Novo está submersa num frio intenso e um manto de neve cobre a paisagem. Uma pobre menina vagueia nas ruas. O seu velho avental ajuda-a a carregar umas singelas caixinhas de fósforos. Não conseguira ainda vender uma só e ninguém lhe dera esmola…
Este magnífico livro mergulha-nos num dos mais comoventes contos de H.C Andersen.
Sobre o autor: H. C. Andersen (1805-1875) - poeta e escritor dinamarquês de histórias infantis, oriundo de uma família muito pobre (pai sapateiro – instruído e de saúde frágil - e mãe lavadeira). Motivado pelo espírito imaginativo e criativo do pai, aprendeu a ler, enriquecendo a sua formação com a leitura (e dramatização sob a forma de espectáculo de marionetas) de obras clássicas.
Os seus ensaios poéticos e o conto Criança Moribunda garantiram-lhe um lugar no Instituto de Copenhaga.
Escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos e histórias.
A sua maior obra, Eventyr og Historier (ou Histórias e Aventuras) – publicada entre 1835 e 1872- reúne os contos de fadas que lhe garantiram o título de primeiro grande autor de histórias para a infância. Trata-se de uma obra que expõe as fragilidades da sociedade de que era contemporâneo, num discurso claro e singelo, mas rico em conteúdos e repleto de apontamentos de ironia apurada.
Entre os seus contos, destacam-se como os mais conhecidos: O Abeto, O Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatinhos Vermelhos, O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei, A Princesa e a Ervilha, A Pequena Vendedora de Fósforos, A Polegarzinho
Publicou ainda: O Improvisador (1835), Nada Como um Menestrel (1837), Livro de Imagens sem Imagens (1840) e O romance da Minha Vida (autobiografia em dois volumes, publicada inicialmente na Alemanha, em 1847).
Sobre a Ilustradora: Debbie Lavreys nasceu em 1980 em Mol (Bélgica). Actualmente vive e trabalha em Hasselt (Bélgica). Estriou-se como ilustradora de livros para a infância em 2006, com o livro “Moonstruck” (Mon III), de Vandewijer.
Desde então, ilustrou mais três livros infantis e uma série de contos de fadas de autores consagrados (de H. C. Andersen e dos Irmãos Grimm).
Para além da ilustração, dedica-se à produção de outros projectos criativos como design de jóias, ilustrações realistas e educativas de manuais e álbuns infantis, oficinas de artes (desenho/pintura, música e dança) para crianças, etc.
Boa Leitura!
A Equipa da BE/CRE
Comentários
Enviar um comentário