25 de Abril - Sempre Vivo!

Os grandes acontecimentos de cada país merecem ser celebrados com dignidade. O 25 de Abril constitui a data mais significativa no calendário português. Neste dia, o povo reuniu-se em massa e saiu à rua, ao lado dos militares, decidido a lutar contra a injustiça, a opressão e a ditadura. Dessa vontade, resultou a conquista do maior dos direitos consagrados ao ser humano - a liberdade!
Urge, por isso, manter viva a memória dos acontecimentos que tornaram possível o acesso ao direito à expressão livre e aos direitos básicos de educação, saúde, justiça, trabalho, habitação..., entre outros muitos que a condição de liberdade faculta no seu todo aos cidadãos, de modo a manter afastadas as ameaças que possam rondar os círculos da democracia erigida do seu ventre.  
Foi com este objetivo que reunimos, neste espaço, um conjunto de documentos alusivos a este dia. A informação que disponibilizamos, apresenta-se tratada de forma diferenciada, mais acessível à compreensão dos leitores mais jovens.
É indispensável interiorizar a memória dos feitos marcantes do nosso povo a fim de continuarmos a prolongar o usufruto pleno dos logros conseguidos pelas suas conquistas libertadoras e estender por muitos e longos anos "a soberania da liberdade" - (Imagem: www.santa.nostalgia.blogspot.com).

Viva o 25 de Abril!
Viva a Liberdade!

Animações do DVD "32 anos 32 perguntas"
(DVD que reúne 32 questões sobre 25 de abril de 1974 feitas por alunos de várias escolas da Região Centro - Coimbra, Montemor-o-Velho, Penela, Lousã e Penacova) 

O 25 de Abril para os mais novos

Histórias com Abril

Banda desenhada

No meio da revolução

Nota: origem do acervo documental publicado - Centro de Documentação da Universidade de Coimbra

Ouve "A Portuguesa" - o nosso Hino Nacional!

A Equipa da BE/CRE

Comentários