Correntes d'Escritas - 13ª Edição


A Sessão com autores, no auditório da nossa escola, tem por objetivo levar os participantes a refletir sobre: a importância do que escrevem, o papel do escritor na sociedade e o seu desenvolvimento e na relação entre a literatura e as outras artes.

23 de Fevereiro (5ª feira)
Sessão única: 15.00h
Turmas participantes: 7º C 8os B e C e 9º B

Autores convidados:


Manuel Jorge Marmelo

Escritor e jornalista nascido a 22 de maio de 1971, no Porto.
Estreou-se como jornalista, em 1989, no jornal diário Público, onde esteve desde a sua fundação.
Em 1996, Manuel Jorge Marmelo iniciou a sua carreira de escritor com O Homem que Julgou Morrer de Amor/O Casal Virtual. Ainda nesse ano, participou na coletânea de contos A Cidade Sonhada, juntamente com escritores e poetas portuenses. No ano seguinte, lançou o romance Português, Guapo y Matador, que, dois anos decorridos, foi adaptado ao teatro. Entretanto, em 1998, foi lançado mais um romance, Nome de Tango, a que se seguiu, um ano depois, As Mulheres Deviam Vir com Livro de Instruções, o seu maior sucesso literário, tendo sido, em 2005, editada em Espanha.
Consolidou a sua carreira de escritor com obras como O Amor É Para Parvos, Sertão Dourado e Os Fantasmas de Pessoa, este último um policial que ficciona sobre a vida do poeta Fernando Pessoa.
Manuel Jorge Marmelo editou paralelamente coletâneas de crónicas e reportagens como Paixões & Embirrações ou Oito Cidades e Uma Carta de Amor, ilustrado com fotografias tiradas em oito cidades da Europa e América.
Em 2003, estreou-se na literatura infantil com A Menina Gigante, escrito em parceira com a filha, Maria Miguel Marmelo, e ilustrado por Simona Traina.
Em 2005, voltou a lançar uma obra escrita em parceria, desta vez com a poetisa angolana Ana Paula Tavares. O livro chama-se Os Olhos do Homem que Chorava no Rio e surgiu a partir de uma ideia do escritor brasileiro Paulinho Assunção.
Entretanto, Manuel Jorge Marmelo havia ganho o prestigiado Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco (2004), atribuído pela Associação portuguesa de Escritores e pela Câmara Municipal de Famalicão. O autor foi distinguido devido à sua obra O Silêncio de Um Homem Só.
Contos seus fazem parte de diversas antologias, sendo de destacar Fogo de Artifício, incluído em Porto Ficção, uma edição patrocinada pela Porto 2001, Capital Europeia da Cultura.
Manuel Jorge Marmelo tem também contos seus editados no Brasil e em França.

Pedro Rosa Mendes

Escritor e jornalista português, nascido em 1968, na serrana cidade de Sertã.
Ingressou no curso de Direito que acabou por não concluir para se dedicar à área da comunicação na rádio Universidade de Coimbra, onde deu os primeiros passos na carreira de jornalista que viria a abraçar definitivamente.
Colaborou no Jornal de Coimbra, onde reafirmou e aprofundou a sua experiência nesta área tendo sido, mais tarde, escolhido para fazer parte do corpo redatorial do Jornal Público, como resultado de um concurso aberto para vinte estagiários. Começou a colaborar no campo da Cultura, alargando a sua participação, a partir de dezembro de 1995, à "página internacional".
Mais tarde, candidatou-se a uma das bolsas do Centro Nacional de Cultura, no âmbito de um concurso público para seis bolsas, subordinado ao tema "Criar Lusofonia". Submeteu, então, à apreciação do júri um projeto de um livro de viagens e tendo sido um dos contemplados.
No romance Baía dos Tigres (1999), galardoado com o Prémio Pen Club 2000, deu vida ao seu projecto de relato de todas as sensações por si vividas em terras de África, nomeadamente em Angola e Moçambique como repórter de guerra, iniciado em 1995.
Ilhas de Fogo (2002) foi a reportagem que editou juntamente com o ilustrador francês Alain Corbel e que descreve a organização das sociedades civis dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). No ano seguinte, Pedro Rosa Mendes e o fotógrafo João Francisco Vilhena publicam o romance Atlântico (2003).
Referências bibliográficas:
Manuel Jorge Marmelo. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult. 2012-02-22].
Disponível na www: URL: 
http://www.infopedia.pt/$manuel-jorge-marmelo.
Pedro Rosa Mendes. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult. 2012-02-22].
Disponível na www: URL: http://www.infopedia.pt/$pedro-rosa-mendes.

Programa da 13ª edição das Correntes d'Escritas

Mais informações em:
http://www.cm-pvarzim.pt/groups/staff/conteudo/noticias/programa-do-correntes-d2019escritas-foi-apresentado-esta-manha


A Equipa da BE/CRE 

Comentários